quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lançada Cartilha das Mães de UTI


Num momento de aflição como esse, que ninguém deseja passar, não se consegue raciocinar e tudo acaba sendo conduzido pelos profissionais da área e pouco se sabe o que pode se fazer para ajudar e para melhor acompanhar ao bebê. Para ajudar a resolver isso, o Instituto Abrace lançou a Cartilha das Mães de UTI. Como profissional da área, não pude faltar ao lançamento e parabenizar o trabalho da equipe.

A Cartilha, desenvolvida através de relatos e depoimentos postados no site da instituição e, com ajuda de profissionais, como o jurista Vinicius de Abreu e o neonatologista Renato Kfouri, resume o cotidiano da UTI neonatal, orienta no caso de uma gestação de risco, da dicas e orientações sobre os cuidados do bebê, sobre como coletar o leite e alimentar o bebê na UTI, e os direitos das mães nessas circunstâncias.

Muito bem detalhada, a mesma serve pra mães atendidas tanto pelo Sistema de Saúde Pública, SUS, como em hospitais privados.

Gostei de ler no site a definição de quem somos da Abrace

"Somos parte de uma mesma história, de lutas, dores, esperanças sem fim e vitórias imensuráveis.

Somos, antes de qualquer coisa, mulheres unidas em torno de um ideal: ajudar outras mulheres e seus filhos dentro das UTI’s.

Aprendemos a lidar com preconceitos, a aceitar perdas, a perceber que quando o mundo desiste, isso não significa que a batalha se perdeu, apenas que é mais um dia difícil.

Somos como tecelãs de histórias que sempre começam da mesma maneira: dentro do nosso ventre."

Cartilha está disponivel gratuitamente no site do Instituto, pode clicar aqui.