quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pediatra recomenda cinema para mães e bebês*

Juliette e Alix com 12 dias - Primeiro filme: "Do Outro Lado" extraída do album do Cinematerna

Existem diversos pré-conceitos sobre a fase da amamentação e saídas dos recém-nascidos. Mas para o médico pediatra Dr. Carlos Eduardo Corrêa, tudo isso não deixa de ser mesmo mito. No período do aleitamento materno, os bebês estão muito protegidos e podem sim sair com suas mães para eventuais passeios. Sendo assim, o médico sempre indica e incentiva as suas pacientes a participarem das sessões do CineMaterna.

O ambiente na sala de cinema é favorável aos bebês, com pouca iluminação, redução do volume do som e adequação da temperatura do local. Dessa forma, as mães podem ir tranquilamente participar do projeto sem comprometer a saúde dos bebês.

Conforme Dr. Corrêa, as crianças não têm idade certa para começar a participar, pois já indicou uma paciente a levar seu bebê com apenas 12 dias de vida. “O fato de as crianças estarem sempre junto ao corpo da mãe dá a elas essa proteção e essas mobilizações no colo as deixam mais calmas”, destaca o pediatra. O período em que ele indica as sessões é até a fase em que o bebê começa a engatinhar. A partir de então, fica mais difícil para as mães assistirem aos filmes. Porém, isso pode ajudar no contato com outras crianças.

O especialista procura analisar cada paciente de uma forma para começar a indicar o CineMaterna. “Quando vejo que a mãe está precisando sair de casa, se sentindo muito exausta, faço a indicação independente da idade do bebê”, afirma. Na opinião do médico, o projeto proporciona uma quebra de rotina e uma socialização, pois após as sessões as mães se reúnem para um bate-papo e fazem novas amizades.

*Douglas Vital - do Guia do Bebê