quarta-feira, 26 de maio de 2010

Secretaria da Saúde de SP convoca mães para doação de leite materno


A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo está convocando mães em fase de amamentação para doação de leite materno. Por conta da chegada do frio e da proximidade do inverno, os estoques de leite das maternidades do Estado já começaram a cair.

De acordo com a secretaria, nesta época do ano é comum a queda de 30% nos estoques. Só na maternidade Leonor Mendes de Barros, os estoques caíram 25% entre os meses de março e abril. Em média, são coletados nos bancos paulistas cerca de 1,5 mil litros de leite por mês, o que é insuficiente para atender à demanda. O ideal seria o quase o dobro dessa quantidade.

Podem doar leite mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas. Ao procurar um dos bancos de leite, é realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para recolhimento do leite. A mãe doadora deve retirar o leite excedente uma vez ao dia e armazená-lo segundo orientações da equipe do banco de leite.

Para doar, basta ir até um Banco de Leite Humano ou entrar em contato com o Centro de Referência de São Paulo pelo telefone (11) 2692-4068. No interior, as interessadas podem obter mais informações pelo telefone (16) 3610-2649. A lista completa das unidades pode ser consultada pelo endereço eletrônico www.fiocruz.br/redeblh.
Solange Spigliatti