quarta-feira, 21 de julho de 2010

E vem aí a SMAM 2010

clique na imagem para ampliar

Estarei participando, a convite da Fabiola, da Matrice, da abertura da Semana Mundial de Amamentação 2010. Acontecerá neste ano no dia 1º de Agosto, no Horto Forestal, para saber a programação completa clique aqui.

O que é o SMAM?

A proposta surgiu de um encontro de organizações não-governamentais, em 1991, em Nova Iorque. A primeira campanha ocorreu em agosto de 1992, em mais de150 países.

A mega-aliança, reuniu organizações como La Leche League International, International Baby Food Action Network (IBFAN), International Lactation Consultants Associations (ILCA), cientistas importantes como os conhecidos professores Derrick and Patrice Jelliffe, Dr. Michael Latham da Universidade de Cornell (USA), Dr. Felicity Savage King e outros.

EM REDE - Os principais objetivos são os mesmo de hoje: respeitar a independência e autonomia dos grupos e indivíduos membros da rede; reforçar e não substituir estruturas formais ou informais, já existentes; estimular o desenvolvimento de grupos e redes locais, nacionais e regionais; facilitar a discussão e consenso para campanhas internacionais; e assegurar diversidade cultural e geográfica.A primeira Semana Mundial da Amamentação ocorreu em agosto de 1992, em maisde 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoio o aleitamentomaterno.

No Brasil, a semana foi coordenada pela Waba até 1998. A partir de1999, a coordenação passou à responsabilidade do Ministério da Saúde.Comemorada em agosto, a mobilização cresce a cada ano e conta com o apoiodas secretarias estaduais e municipais de Saúde, ONGs, organismosinternacionais, sociedades científicas, hospitais amigos da criança e redenacional de bancos de leite humano e outros parceiros.