segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


A música é um meio de expressão de idéias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem muito elaborada. Desde muito cedo, ela está presente na vida de uma criança, sensações que, através da experiência musical, são desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil.

Sabe-se que os bebês reagem a sons, onde a sua audição começa a desenvolver-se no período de gestação , na fase intra-uterina, por isso, a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. A música, desde que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém nascidos.

Cantar, murmurar ou assobiar fornece elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação e contato corporal, serão importantes para a evolução do bebê no sentido auditivo, lingüístico, emocional e cognitivo. O desenvolvimento infantil através da música e de suas características peculiares, tais como ritmos variados e estrutura de texto diferenciada, muitas vezes com utilização de rimas, a criança vai desenvolvendo aspectos de sua percepção auditiva, que serão importantes para a evolução geral de sua comunicação, favorecendo também a sua integração social.

Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre o desejo ou a sugestão para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal. A música vai além daquilo que ouvimos. Quando inserida na rotina das crianças, as canções contribuem para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança.


Quintas Musicais, um encontro sonoro com brincadeiras e cantorias, onde acreditamos que através dos sons a criança possa desenvolver entre tantas outras, sua percepção sensorial e motora.

Quando!? Todas as quintas, a partir das 14h.
** Educadores / Músicos: Cássio Martins e Danielle Nunes**
Informações:
Vagas: a consultar
Mensalidades: a consultar

Rua Grajaú, 599 – Sumaré (próximo ao metrô Sumaré)Tel.: (11) 3672-6561