sexta-feira, 1 de abril de 2011

Contato pele a pele

O toque humano é um alimento fundamental para o desenvolvimento físico e emocional do bebê, especialmente se é feito pelos pais sim, o toque masculino é superimportante para o pequeno! Com isso, você adquire mais segurança e habilidade no seu papel de mãe ou pai.

A primeira massagem que o bebê recebe é quando ainda está dentro da barriga da mamãe. Durante os nove meses de vida intra-uterina, o bebê permanece contido pelas paredes do útero de sua mãe, o que lhe dá uma sensação de segurança, além das contrações que podem ocorrer ao longo da gravidez, principalmente durante o trabalho de parto .

Não é à toa que o método canguru é considerado um santo remédio para acelerar o desenvolvimento dos prematuros: na falta do aconchego da barriga, o contato próximo com a mãe faz as vezes de santuário e acelera o desenvolvimento da criança.

Nessa técnica, o bebê é amarrado no colo da mãe, em contato direto com a pele dela, sem a interferência de roupas e tecidos, mais ou menos como os cangurus do mundo animal fazem. Esse tipo de contato se converte num grande toque afetivo, pois a pele é o mais extenso dos órgãos do sentido, de modo que o bebê, nessa posição, encontra-se naturalmente massageado, contido e amado.

E o melhor: apesar de muito utilizado em hospitais, o canguru pode ser copiado em casa com os mesmos benefícios para o bebê que cumpriu os nove meses de gestação. Basta providenciar um canguru de tecido, mais conhecido com sling.

Outra idéia simples é deitar na cama e deixar o bebê deitado sobre o seu peito e barriga. Além do contato, ouvir o coração da mãe um som bem conhecido pelos pequenos é uma ótima maneira de fazê-lo sentir-se seguro e amado.