quarta-feira, 18 de maio de 2011

Shantala - Massagem em bebês


"Sim! Os bebês têm necessidade do leite. Mas, muito mais de serem amados e receberem carinho, serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados. Estes constituem para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, que vitaminas, sais minerais e proteínas. Conversar com suas costas e sua pele é tão necessário quanto saciar a sede e fome do ventre do seu bebê."(Frederick Leboyer)

Shantala é realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas da mãe, num local tranqüilo e aquecido. Pode-se usar óleo para facilitar o deslizamento das mãos.

A massagem dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e aceitação ao toque. A partir de 1 mês de vida os bebês já podem receber Shantala, respeitando-se apenas a cicatrização umbilical e a sensibilidade da pele do bebê. Pode-se iniciar Shantala em qualquer faixa etária e deverá ser realizada até que ambos queiram.

A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê, tais como: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.


Priscila Castanho
Massagens terapêuticas e Curso de Shantala para pais

www.abracomaterno.blogspot.com
abraco.materno@gmail.com
11- 6443-8397