terça-feira, 12 de julho de 2011

Maternidade, uma experiência criativa?


Podemos pensar na maternidade como a experiência mais criativa de uma mulher? Não seria , por si só, a maternidade uma expressão artística?

Em várias culturas ao redor do mundo vemos que mulheres incorporam, ao cuidar de seus filhos, gestos repetidos de geração para geração, o uso de carregadores, a forma de massagear, as cantigas de ninar, as danças típicas são expressões culturais aonde se misturam arte e cuidar. Seria isto a arte de cuidar? Pintar o corpo do bebê, dançar, usar carregadores pode ajudar a construir uma relação de prazer entre ambos. Através do convívio com mulheres mais velhas, as mais novas aprendem um repertorio completo de expressões do ato de cuidar, aonde aprendem a expressar beleza através do cuidado. E com certeza desenvolvendo uma relação de prazer ao ato de cuidar.

E na nossa cultura existe alguma forma de expressão criativa que auxilia a passar informações de quem somos e como vivemos em grupo aos filhos. Músicas que cantem nossa história, tecidos que estampem nossas cores. Pinturas e adornos que nos enfeitem. Não tenho certeza que esteja claro e que seja fácil nos identificar com estas formas de expressão.

A maternidade não é e não deve ser um evento solitário. É fundamental que as mães se encontrem e troquem experiências. E que possam criar beleza juntas. Considero fundamentais iniciativas como canto coral, Cinematerna, dança com seus bebês, além de outras para que este encontro aconteça prazerosamente.

Estamos redescobrindo nossas raízes. Estamos nos conectando com nosso mundo. Estes encontros nos fazem crescer como civilização. Sejamos então felizes e criativos?

Dr. Carlos Eduardo Corrêa (Cacá)