sexta-feira, 29 de julho de 2011

Relato de amamentação da Pat e Lis



Relato da Patrícia, mãe da Lis.

Puxa, como é difícil admitir, mas eu cometi sim alguns erros ao amamentar. E só estou compartilhando porque acho que vale como desabafo e talvez para pensarmos um pouco mais nesse tema.

O primeiro erro foi não seguir a minha intuição. De repente, depois do parto eu emburreci. Comecei a ouvir todas as milhões de opiniões alheias e dancei. Isso inclui amigos e família também. Por mais amor que eles tenham, só a gente sabe o que é melhor para a nossa cria. Isso eu não faço mais.

O segundo erro foi querer achar que a minha filha tinha horário e tempo para mamar. Eu achava que era uma seqüencia: mamar, trocar fralda, dormir, mamar, trocar fralda, dormir. Naaaaddaa disso. Os bebes, principalmente quando tem menos de 2 meses passam dia e NOITE ou mamando ou dormindo. Isso mesmo, a gente nem consegue fazer xixi, por que eles querem peito e isso é super normal. Eles são praticamente piercing de seios e é isso mesmo. A gente tem que dar o seio o tempo todo. E quando digo o tempo todo, digo inclusive à noite. Nada de querer por horário, por exemplo, de 3 em 3 horas! Tem que se aceitar isso: bebes com menos de 2 meses ficam 24 horas no seio e isso é normal, não tem nada de errado com isso!

Dá para entender que o terceiro erro foi tentar controlar o tempo da mamada. Se eles não tem horário para mamar, vão saber o tempo? Claro que não!

E esses dois erros me atrapalharam muito. Eu suspeito que se não fosse por eles, eu teria tido mais leite e teria sido menos neurótica na amamentação - pois todo mundo sabe, quanto mais estímulo, mais leite se produz. Que burra eu fui.

O quarto erro foi querer ter o peito cheio o tempo todo. Não, não acontece assim! A gente produz, principalmente na hora que o bebezinho mama. Por isso se o bebê mama o tempo todo, a gente não fica com a sensação de peito cheio. E é normal. Sim, é normal o leite não vazar. Por mais que todas as outras mães, tias, vizinhas, amigas digam: "Ahhh, o meu peito vivia vazando", o meu não vaza e pronto. E ainda assim eu tenho leite para dar para a minha filha.

O quinto erro foi tentar medir a produção de leite com bombas. Kkkk. Esse foi um fiasco. O meu leite simplesmente não saia. Com bomba manual cheguei a ferir o peito sem sair. Aliás na minha opinião as bombas manuais são coisas do mal. Tenho duas em casa e não dou para ninguém porque gosto das pessoas. Deus que me livre. Bom, o leite não sai enquanto ficamos nervosas. O sistema simplesmente trava. E o pior, a gente fica desesperada. Sabe quando o leite sai? Quando a gente tá assistindo uma bela comédia na televisão, enquanto uma boa bomba elétrica vai sugando os peitos como se fosse um nenezinho. Só assim.

Meu sexto erro foi não procurar ajuda de cara. Mania burra de tentar resolver as coisas sozinhas! Resultado: meu peito machucou na primeira semana e eu chorava pois saia sangue enquanto a Lis mamava e depois ela punha tudo para fora por causa do sangue. Imagine a dor. Com a bendita pega correta e muita pomada de lanolina tudo passou. Amém!

Eu também deveria ter preparado melhor o mamilo antes. A minha pequena sugava com uma bruta força desde o primeiro minuto e o meu peito era muito sensível. Eu deveria ter tomado sol, luz, esfregado mais, para tirar mais a sensibilidade do seio. Hoje eu faria diferente na preparação. A minha sorte é que eu deixei de ser teimosa e procurei o grupo de amamentação da Andréa no Cacá. Puxa!!! Como me ajudou. Foi tudo de bom. Consegui tirar minhas dúvidas, a corrigir meus erros. Maravilha. Recomendo a todas!

Meu sétimo erro foi achar que a amamentação é igual para todas mulheres. Para mim foi e ainda é uma experiência única. Passei por muitos momentos diferentes; neuras sobre ganho de peso; quantidade de leite; horários; fórmulas mágicas. E cada uma de nós passa por outros tantos momentos. O importante é achar com quem compartilhar e como enfrentar as questões e internalizar tudo isso para ir se tornando mais mãe. :D

Beijos de luz

Pat Angelini mãe da Lis de quase 6 meses.