terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ervas e Aromas para a saúde da mãe e do bebê

Há milhares de anos o homem usa as ervas aromáticas e medicinais para gerar saúde, melhorar o aroma e sabor dos alimentos e no auxílio da prevenção e cura de diversos males.

No pós parto, a mulher entra na quarentena, época de recuperação deste processo tão forte e milagroso que é a gravidez e o parto. Este é um momento de recolhimento, recuperação, cuidados e total doação a este pequeno ser que invade com tanta força a vida da família, em especial da mãe.

As ervas aromáticas e medicinais podem ser grandes aliadas nesta hora. No Workshop Ervas e Aromas para a Saúde do Bebê e da Mamãe vamos abordar alguns temas interessantes:

Conteúdo:
- O nascimento - do mundo aquático para o mundo terrestre;
- O bebê como ser sensorial - as primeiras experiências;
- O começo – cuidados iniciais com a delicada pele do bebê – cuidados com a mãe no pós parto;
- Ervas para a saúde da mamãe e do bebê: camomila, calêndula, tansagem, rosa, aveia, bálsamo, lavanda, algodão, beldroega, babosa, mil em rama/novalgina;
- Óleos essenciais para banhos e massagens;
- Manipulação caseira de preparados com ervas – chás, banhos, banhos de assento, óleos para massagens.
- Vamos tomar banho? Banho de ervas no balde para os bebês.

Data: 04/02/2012
Horário: das 10h às 12h30
Valor: R$ 100,00

Local: Espaço Nascente
Rua Grajaú, 599 – Perdizes (próximo ao metrô Sumaré)
Fone: (11) 3672-6561 / (11) 2548-6383
http://espaco-nascente.blogspot.com/

Responsável: Sabrina Jeha - Herborista do viveiro orgânico Sabor de Fazenda e consultora em fitoterapia - (11) 9159-3350

Segue uma receita de banho para os bebês:

Banho de Aveia

A aveia é hidratante, calmante e anti-inflamatória. O banho é indicado para acalmar peles sensíveis, coceiras causadas por alergias, catapora, urticárias e queimaduras de sol.

Modo de Fazer:
Bata 1 copo de flocos de aveia no liquidificador ou processador de alimentos até ficar um pó bem fininho. Misturar esta aveia na água morna do banho e deixar o bebê em imersão por pelo menos 10 minutos.