segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Programação de carnaval nas unidades SESC

DIA 17 – SEXTA-FEIRA

Banda Redonda
SESC Santo Amaro
Sexta, às 18h

Nascida como Banda Bandalha, a Banda Redonda foi criada pelo Dramaturgo e Ator Plínio Marcos, em 1972, em resposta à provocação dos cariocas, que costumavam dizer que São Paulo era o túmulo do samba e seus Blocos, de concreto armado. A Banda Redonda costuma desfilar apresentando um repertório de sambas enredos, sambas tradicionais e marchas carnavalescas com direito a passistas, mestre sala e porta bandeira. Convivência. Grátis.

DIA 18 – SÁBADO

Show Cordão Carnavalesco Ziriguidum
SESC Consolação
Sábado, às 14h.

Desde de 2000, a proposta do Ziriguidum idealizado por Osvaldinho da Cuíca , é brincar o carnaval retomando a tradição dos cordões e suas marchinhas carnavalescas.Área de Convivência.

Show Velha Guarda Musical X9 de Santos

SESC Consolação
Sábado, às 16h.

A Velha Guarda da Escola de Samba X9 Pioneira, de Santos, fará um show que inclui no repertório, músicas próprias e sambas conhecidos do carnaval.O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba X9 foi fundado em Santos, na Baixada Santista, em 1944. Foi uma das primeiras escolas de samba do estado de São Paulo, e a primeira agremiação do interior do estado a disputar e vencer concursos carnavalescos na cidade de São Paulo. Posteriormente, um grupo da capital criou uma extensão dessa escola, chamada inicialmente de “filhotes da X9”, hoje conhecida como Escola de Samba X9 Paulistana, que desfila no carnaval da cidade de São Paulo.Área de Convivência.

Arrastão Musical

SESC Santo Amaro
Dia(s) 18/02, 20/02
Sábado, às 14h. Segunda, às 17h.

Espetáculo musical de rua com sete percussionistas e três instrumentos de sopro, inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. Presentes em boa parte do país, esses desfiles arrastam as pessoas pelas ruas, por meio de sua música e de seu clima festivo. O repertório é feito de composições sobre ritmos diversos: salsa, afoxé, funk, baião, samba e maracatu. Os arranjos agregam a visão contemporânea do Batuntã à sonoridade característica das fanfarras, bandas marciais e blocos tradicionais da nossa cultura. Com o Núcleo Batuntã. Convivência. Grátis.

Dona Inah

SESC Vila Mariana
Dia(s) 18/02, 20/02
Sábado e segunda, às 14h30.

Em repertório especial de carnaval, a sambista toca apenas marchinhas. O show terá participação especial de Roberto Seresteiro. Com Dona Inah (voz), violão, trombone, trompete, cavaco e bandolim, percussão e percussão. Praça de Eventos. .

Furunfunfum no Carnaval com o Sopro Brasileiro

SESC Osasco
Dia(s) 18/02
Sábado, às 14h30 e 16h30

Animação e diversão em um "Baile" de Carnaval para crianças de todas as idades, conduzido por músicos - atores que apresentam músicas carnavalescas de diferentes épocas, interpretadas ao vivo. Colombina, Pierrot, Arlequim e outros clássicos personagens carnavalescos contam a história dos Carnavais brasileiros, convidando o público a cantar, dançar e conhecer (ou recordar) o significado de "brincar" o Carnaval. Com Furunfunfum e o Grupo Sopro Brasileiro. Bloco de Convivência.

Folias Brasileiras

SESC Santo André
Dia(s) 18/02
Sábado, às 16h.

Neste espetáculo são apresentados vários ritmos e manifestações de vários estados do país para ilustrar a festa, o espetáculo teatral e o folguedo que envolve arte e folclore do ciclo carnavalesco brasileiro. Com Bonecos Gigantes (Maria Manteiga, Maricota, Capitão do Mato, Zé Paulino e Maria Angu), cabeções, pigmeus, Burrinhas, cavalinho, La Ursa Zabelê, Caipora, Jaraguá, cobra-grande, Mulher do Meio-Dia, Homem da Meia-Noite, papangus máscaras, preacas para caboclinhos, sombrinhas de frevo, o grupo convida o público a participar da grande festa com muita diversão e alegria. Formação: Inimar dos Reis (voz e dança), Leo Doktorczyk (violão, cavaquinho e voz), Cesar Azevedo (percussão e efeitos sonoros), Pixú Flores (percussão e efeitos sonoros), Walter Pinheiro (saxofone), Fabio Atorino (baixo), Fofão do Frevo (brincante e passista), Edson Jacaré (dançarino e brincante). No Espaço de Eventos.

Roberto Seresteiro e Tuco Pellegrino

SESC Santo Amaro
Dia(s) 18/02, 21/02
Sábado e Terça, às 17h.

Roberto Seresteiro e Tuco Pellegrino acompanhados por uma formação regional muito usada em desfiles, blocos e grupos de samba, apresentam um repertório de clássicos de carnaval em dois momentos. Primeiro são apresentados os antigos e marcantes sambas de avenida, no segundo momento as marchinhas que fizeram história de tantos bailes de carnaval.

DIA 19 – DOMINGO

Bloco da Cobra

SESC Santo Amaro
Dia(s) 19/02, 21/02
Domingo e Terça, às 14h.

Boneco gigante feito de tecidos e bambolê, em que as pessoas podem entrar e sair, sendo 20 pessoas por vez. O Bloco da Cobra intinerante é embalado por músicas carnavalescas. Com o Núcleo Brasílica. Convivência. Grátis.

Sambaqui

SESC Santo Amaro
Dia(s) 19/02
Domingo, às 17h.

O Sambaqui é uma grande brincadeira intinerante que, pelo toque grave e surdo do grande bumbo, pela beleza simples de suas melodias convida e acaba por envolver a todos os presentes, seja qual for a idade. Grupo de formação diversificada, que tem como principais atividades a pesquisa e a vivência de manifestações da cultura tradicional afro-brasileira da região sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada. Com o grupo Sambaqui de Samba de Bumbo. Convivência. Grátis.

Os Truta e Nóis Trupica Mas Num Cai

SESC Santo André
Dia(s) 19/02
Domingo, às 16h.

A Banda do Bloco Nóis Trupica Mais Num Cai e Os Truta conduzem o Baile Urbano, com um repertório simpático e alegre: marchinhas clássicas de salão, marchinhas de São Luiz do Paraitinga, releituras de musicas Pop e marchinhas de composição própria dos blocos. A condução do Baile tem uma levada interativa com a plateia por meio de Marchinhas-vinhetas e coreografias, como por exemplo, a releitura do clássico do cinema Flashdance. No Espaço de Eventos.

Anaí Rosa e Banda Confete e Serpentina

SESC Vila Mariana
Dia(s) 19/02, 21/02
Domingo e terça, às 14h30.

No repertório do grupo estão marchinhas como "O teu cabelo não nega', 'Chiquita bacana' e 'Sassaricando'. Com Anaí Rosa (voz), Carla Arnoni (piano), Renato Consorte (guitarra e guitarra baiana), Giba Favery (bateria), Carlinhos Alligator (trompete) e Bill Magno (sax). Praça de Eventos.

A Pedra do Meio Dia

SESC Itaquera
Dia(s) 19/02
Domingo, às 13h.

Com a Cia Atos. Utilizando o romance de Literatura de cordel na íntegra, a cia conta a história de Artur e Isadora que partem juntos numa aventura mágica em busca da Pedra do meio dia. No caminho enfrentam onça, feitiço de bruxa e gigante que vira bicho. Essa história de amizade e peripécias é narrada em forma de cordel, com rimas, ritmo e muita graça, utilizando como recurso o teatro de mamulengos, a música ao vivo e o teatro de sombras. De forma lúdica e poética resgata valores hoje tão esquecidos como companheirismo, amizade, caráter e a busca pela justiça. Direção: Dudu Oliveira. Texto: Braulio Tavares Duração: 50 minutos. Tenda da Praça de Eventos.

DIA 20 – SEGUNDA-FEIRA

Só Frevo!

SESC Osasco
Dia(s) 20/02
Segunda, às 14h30 e 16h30.

É para "frever"! O ritmo que anima o carnaval pernanbucano vem esquentar o público na voz de Karina Ninni, com os clássicos do frevo de todos os tempos. Com Karina Ninni e a Banda Piratas da Perna de Pau. Bloco de Convivência.

Show Aqueles Carnavais

SESC Consolação
Dia(s) 20/02
Segunda, às 14h.

Apresentação musical resgatando as marchinhas de Lamartine Babo e Braguinha , dos sambas de Noel Rosa, Ary Barroso e Cartola, que animavam os corsos e os carnavais de antigamente nas vozes dos cantores do rádio (Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, Marlene, Linda e Dircinha Batista, Chico Alves, Orlando Silva, Ataulfo Alves, Silvio Caldas.Com os cantores, Yvette Matos, Lula Barbosa, Jica y Turcão e banda.Área de Convivência.

Show Velha Guarda Musical Camisa Verde e Branco

SESC Consolação
Dia(s) 20/02
Segunda, às 16h.

Primeira Velha Guarda Musical de Escola de Samba de São Paulo, iniciou sua formação em 1993, a partir de uma Roda de Samba que acontecia todos os domingos na Quadra da Escola, roda de samba denominada Botequim do Trevo, Trevo este que é o símbolo da Agremiação, e como toda roda de samba que se preza esta também era regada com muita cerveja e comida farta. Os seus integrantes tem em media 40 anos de samba, se somarmos o tempo de cada um dentro da escola. Fundadores juntamente com o grande comandante “Inocencio Tobias”, do “Salão São Paulo Chic”, onde as sextas-feiras rolavam grandes rodas de samba, com presença de grandes sambistas. Os sambas que fazem parte do repertório da V. Guarda são de autoria de seus integrantes, ou sambas históricos da própria escola.Área de Convivência.

DIA 21 – TERÇA-FEIRA

Show Maria Alcina

SESC Consolação
Dia(s) 21/02
Terça, às 14h.

Maria Alcina dispensa apresentações. Desde que roubou a cena em pleno Maracanãzinho, em 72, cantando “Fio Maravilha” no Festival Internacional da Canção. Neste show, ela canta músicas que fizeram parte do filme "Alô Alô Carnaval", grande sucesso brasileiro de Carmen Miranda em 1936, além de incluir em seu repertório músicas dos ícones do rádio, como Marlene e Emilinha Borba. Área de Convivência.

Aqueles Carnavais!

SESC Osasco
Dia(s) 21/02
Terça, às 14h30 e 16h30.

Quem não se lembra das belas marchas de Lamartine Babo e Braguinha , dos sambas de Noel Rosa, Ary Barroso e Cartola, que animavam os corsos e os carnavais de antigamente, com muita folia e alegria no salão nas vozes dos cantores do rádio (Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, Marlene, Linda e Dircinha Batista, Chico Alves, Orlando Silva, Ataulfo Alves, Silvio Caldas entre outros , pois então vamos reeditar neste carnaval este tempo de outrora, das brincadeiras inocentes, das marchinhas e sambas que marcaram e até hoje encantam tanta gente. Com Yvette Matos, Lula Barbosa e banda.

Show Velha Guarda Musical Nenê da Vila Matilde

SESC Consolação
Dia(s) 21/02
Terça, às 16h.

A escola fundada por Alberto Alves "Nenê"; Antonio Alves de Almeida "Tókio"; Júlio Francisco, Juvenal Tomaz, Geraldo Albertino, Geraldina Alves de Silva, Benedito Alberto da Silva e Balbino de Paula Sodré é a referência do samba e da bateria nota dez.A apresentação da velha guarda é um resgate dos sambas da escola e dos grandes sambistas que colaboraram e fizeram a história da agremiação da zona leste paulistana.Formação:Marco Antonio (voz), Aurea, Laurinha, Dona Leonor, Irene, Ciete e Clara (pastoras), Semi (percussão/ apoio vocal),Tom (cavaquinho), Mandioca (violão sete cordas), Fabinho (percussão),Paulinho (percussão), Roger (percussão).Área de Convivência.

Folia da Tribo

SESC Interlagos
Dia(s) 21/02
Terça, das 10h30 às 11h30.

"Folia da Tribo" é um show teatral que celebra os folguedos, as danças, as músicas e ritmos populares brasileiros, mostrando poeticamente características do povo brasileiro através de sua ampla diversidade cultural. Da festa do Bumba-Meu-Boi até o Carnaval, do Forró ao Caboclinho, dos Pigmeus às Burrinhas, da Ciranda aos Bonecos Gigantes, são estes os “personagens” do espetáculo sem texto e com muita música, no qual seis atores/músicos tocam, manipulam bonecos, cantam e dançam as festas dos quatro cantos do Brasil. Com a Cia. da Tribo. Praça Trabalhadores do Comércio.

Os Velhos Carnavais

SESC Interlagos
Dia(s) 21/02
Terça, às 15h.

Quem nunca ouviu falar do romance do Pierrot com a Colombina? Aqui a história é um pouco diferente: um pierrot apaixonado procura por uma colombina, mas após muitas dificuldades, ele encontra uma bailarina! Na homenagem aos carnavais de rua e das brincadeiras em família, nasce um novo romance. Com a Cia. Ateliê Teatro. Ludoteca.

Fonte:

http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?paramend=1&IDCategoria=7441