terça-feira, 23 de outubro de 2012

Desmame Noturno

Foto: Luana e a Felipa de 1 ano (Arquivo)
Nosso desmame noturno (meu e da Felipa)
 
Felipa nunca foi um bebe que dormia muitas horas seguidas, sempre mamou muito, de dia e de noite, mas com uns três meses começou a dormir umas 4 a 6 horas seguidas. Isso durou até os cinco meses quando de repente ela começou a acordar de hora em hora.
 
Aí comecei a pesquisar sobre o sono dos bebês, já que estava muito difícil passar as noites todas em claro e trabalhar no dia seguinte.
 
Li muito conversei com muita gente e no começo achei que era fase, que podia ser os dentes, que podia ser salto... Sei lá, mas os meses passavam e ela continuava acordando de hora em hora.
 
Com uns 8 meses ela começou a não querer mais nem ir pro berço, aí resolvemos tirar o berço! Compramos um colchão de casal e ela passou a dormir lá. Só isso já ajudou bastante, já que podia ficar do lado dela nos dias mais difíceis, mas ainda assim eu precisava dormir, estava muito cansada e com a imunidade no pé.
 
Quando entramos de ferias eu e meu marido decidimos tentar o desmame noturno. Detalhe, já havíamos tentado uma vez, mas não deu certo. Ela chorou muito e desistimos. Acho que nenhum de nós estávamos prontos.
 
Antes de começar o processo li umas 10 vezes as mensagens de uma amiga, que me contou como foi o desmame deles e então elaboramos o nosso plano, pensamos como seria, quais as expectativas, quem faria o que e começamos... Acho que o mais importante foi estar certa de que é isso queríamos  e de que seria melhor pra todo mundo, inclusive pra  Felipa. Eu repetia pra mim mesma e pra pequena o tempo todo. Isso é bom, é um aprendizado necessário, tem um objetivo e você consegue dormir a noite toda. Decidimos que o melhor pra gente seria: ela dorme as 20h e não sou eu que coloco ela na cama, pois estou trabalhando, então, decidimos que no começo como era eu estava de férias colocaria ela pra dormir (mama e dorme no peito), toda vez que acordasse até as 23h0 eu  daria peito, depois disso, até as 6h, meu marido que iria consola-la e peito só depois das 6h. As três primeiras noites meu marido pegava no colo e ninava, nas 3 seguintes, só abraçava e depois só conversava sem tocar muito... A idéia era ir distanciando cada vez mais, para que ela entendesse que não precisava da gente pra pegar no sono toda vez que acordava.
 
Algumas noites foram difíceis, ela chorou bastante, mas sempre acompanhada, sempre consolada. Nunca tivemos duas noites ruins seguidas, então fomos ganhando confiança. Até que ela começou a dormir a noite toda.
 
Durante o processo, tivemos algumas interferências e regredimos um pouco, uma porque ela ficou doente e outra porque meu marido ficou internado, mas assim que a coisa acalmava retomávamos o processo.
 
Hoje ela dorme às 20h, mama às 23h (dormindo mesmo) e acorda às 7h ou 8h. Quando eu saio às 6h dou mama pra ela dormindo, quando não tenho que trabalhar ela acorda e vem engatinhando até o nosso quarto. 
 
Apesar do medo do desmame, hoje sei que valeu muito a pena. Estamos todos descansados e ela mais disposta e sorridente do que nunca.