segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Espaço Nascente oferece consultas em grupo sobre cuidados com bebês

A ideia é tirar dúvidas de gestantes, pais e mães recentes e oferecer demonstrações práticas de cuidado relacionadas às principais questões e inseguranças que chegam à família junto com o bebê recém-nascido.
 
Cólicas, choros indecifráveis, pintinhas aqui e acolá, trocas de fralda, banhos... a rotina de um recém-nascido é cercada de mistérios e de um clima de (re)conhecimento. Junto com um bebê, nasce uma mãe, nasce um pai e nasce uma família. Os primeiros dias, os primeiros meses são recheados de dúvidas e questões que muitas vezes parecem pequenas aos de fora, mas que para os recém-pais são gigantes. Isso vai desde as manchinhas na pele, os pelos pelo corpo às primeiras tosses e engasgos. A chegada de um novo ser é um evento que carrega muitas informações e moções.
 
Pensando nisso, e de forma inovadora, o Espaço Nascente a partir de setembro passa a oferecer consultas em grupo para gestantes e acompanhantes, mães, pais e casais com bebês. “Nossa intenção é criar um ambiente acolhedor para esta família recém-formada, que precisa de informação e atenção para se sentir mais segura no cuidado com o seu filho”, explica o pediatra e coordenador-geral do espaço, Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá.
 
Segundo ele, que é idealizador da atividade, o objetivo é entender a situação de cada família, acolhê-la e promover um reconhecimento para a criação e manutenção do vínculo tão necessário neste momento. “Este vínculo acontece pela emoção, pela pele, pelo toque, pelo banho prazeroso, pelo aleitamento, pelo colo. E é destas coisas que vamos conversar”, informa.
 
O fundamental, para Cacá, é que o sintoma seja compreendido para que a família saiba lidar com ele e não para calá-lo ou mascará-lo. “A principal questão ara um bebê recém-nascido é o choro. Vamos entender este choro e saber lidar com ele. Porque bebês choram. Mas o choro é um sintoma, e a causa dele é que é muito particular. Em grupo, falaremos do choro. Com cada família, buscaremos as diversas formas de como lidar com ele”, explica.
 
São dois tipos de encontros. Um primeiro grupo (de preparo para o nascimento) atenderá gestantes (e acompanhantes), casais e famílias no pós-parto até 6 meses. Um segundo grupo (de atendimento em puericultura) será focado ara pais e mães de bebês de 6 meses a um ano de idade.
 
Os encontros serão semanais e terão duas horas de duração. A ideia é que cada encontro possa trazer ao grupo uma contribuição a respeito de algum aspecto da maternidade / paternidade recente e as necessidades de um recém-nascido: comida, conexão, comunicação e carinho, mas também que possam tirar dúvidas corriqueiras, com demonstrações práticas, como banhos, trocas de fralda, limpeza de umbigo, etc.
 
Cada encontro contará com a participação de um convidado, para tratar de temas centrais, como amamentação, uso de carregadores, banhos e massagem e aspectos psicológicos.
 
 
Inscrições e informações: Espaço Nascente
Rua Grajau, 599 - São Paulo
 (11) 3672-6561 / (11) 2548-6383