Não é só de matinês, fantasias e confetes que se faz um Carnaval infantil. Várias unidades do Sesc prepararam uma programação especial para as famílias que vão ficar em São Paulo neste feriado. Além de festas ao som de marchinhas, a garotada vai se divertir em shows, peças de teatro e oficinas:
Frevo, maracatu e ciranda compõem a programação do Sesc Belenzinho
Frevo, maracatu e ciranda compõem a programação do Sesc Belenzinho
 
(Foto: Divulgação)
No mês de fevereiro, o Sesc Belenzinho promove o projeto Mil Brasis, convidando adultos e crianças a celebrarem a cultura do país com muita dança e música. São diversas apresentações de ritmos populares, como maracatu, frevo e ciranda. No domingo (10) e na terça (12), a partir das 18h, a atração Arrastão Musical, por exemplo, faz um cortejo repleto de danças, cantos e ritmos populares, como maracatu e samba de roda. Durante a apresentação, adultos e crianças são convidados a brincar com os artistas. Veja a programação completa aqui.
Sesc Bom Retiro propõe quatro brincadeiras para pais e filhos. Na oficina Eu e o Carnaval,no sábado (9) das 13h às 14h, todos vão colar e pintar sempre com a temática da festa popular. Já a Confecção de Máscaras, no domingo (10) das 13h às 14h, resgata comemorações tradicionais, como a de Veneza. A inusitada aula deConfecção de Mini-Estandarte, na segunda (11), das 13h às 14h, utiliza tecidos, papéis coloridos, tinta e barbantes, para a crianção de estandartes. Na terça (12), das 13h às 14h, está agendada a criação coletiva do Desenho Carnavalesco.
A festa no Sesc Consolação é inspirada em Veneza. A programação transita pela história do Carnaval desde a sua criação até chegar ao Brasil. É um passeio para toda a família, com apresentações de música veneziana, releituras de marchinhas e sambas-enredo. Para as crianças, o grupo o Furunfunfum traz um baile de diferente, na segunda (11) às 11h. Atores interpretam as músicas ao vivo e os personagens Colombina e Pierrô convidam o público para a diversão. Nos dias 9, 11 e 12, das 14h às 17h, haverá ainda um bailinho, com pista de dança. Confira todas as atraçõesaqui.
Cortejo com atrações circenses promete animar toda a família no Sesc Ipiranga
Cortejo com atrações circenses promete animar toda a família no Sesc Ipiranga
 
(Foto: Divulgação)
Música, circo e oficinas são as promessas do Sesc Ipiranga. Além das atividades para toda a família, a unidade reservou uma atração especial chamada Cai e Pira.Uma bandinha toca um repertório de estilos musicais inusitados no Carnaval, com músicas como Rancho FundoLuar do Sertão e Maria Bonita. A festa ocorre no sábado (9) e na segunda (11), sempre das 13h às 14h30. O quinteto é composto por sopros, voz, sanfona e percussões. Se ficou com vontade de saber mais, clique aqui.
Bloco para bebês chama atenção na programação de Carnaval do Sesc Pinheiros
Bloco para bebês chama atenção na programação de Carnaval do Sesc Pinheiros
 
(Foto: Divulgação)
Não faltam opções de diversão para o Carnaval no Sesc Pinheiros. As comemorações do mês de fevereiro vão de oficinas de adereços a espetáculos de dança e shows musicais. Mas o singelo bloquinho para bebês chama a atenção na programação, na segunda (11) e terça (12), às 15h. Um cortejo com marchinhas de carnaval, maracatus e afoxés será formado no ginásio. Os músicos tocam instrumentos com timbres especialmente escolhidos para agradar aos sensíveis bebês, como xilofones, pequenos chocalhos e instrumentos suaves de percussão. Veja programação completa aqui.
Falta pique para acompanhar os blocos e desfiles? Uma oficina para toda a família no Sesc Pompeia fotografa adultos e crianças como personagens carnavalescos, com fantasias e acessórios. As imagens podem ser publicadas na internet imediatamente pelos frequentadores. A atração ocorre no sábado (9), domingo (10), segunda (11) e terça (12), das 15h às 17h.
Homenagem a Noel Rosa na peça 'Canção de Amor em Rosa', atração do Sesc Santo Amaro
Homenagem a Noel Rosa na peça 'Canção de Amor em Rosa', atração do Sesc Santo Amaro
 
(Foto: Divulgação)
No Sesc Santo Amaro, os quatro dias de folga serão ocupados pelo projetoMeninos e Meninas, com comemorações de antigamente, shows e espetáculos teatrais. O evento começa no sábado (9) com a peça Canção de Amor em Rosa. Na montagem, Leonardo Santiago vive Chico, um sambista que não quer saber de trabalho. No domingo (10), o público infantil vai se pintar e colocar fantasias para, em seguida, sair pela unidade cantando marchinhas e canções tradicionais. Uma banda acompanha o cortejo. A folia termina na terça (12) com o espetáculo Só Sonho Samba, da Cia. Bonecos Urbanos. Para participar de um concurso de composições, o personagem Ramon tem a ajuda de divertidas figuras, entre elas um português dono de botequim, que o ensinam sobre as origens do samba. Leia mais sobre essa folia AQUI.
O Sesc Vila Mariana oferece oficina de máscaras para pais e filhos
O Sesc Vila Mariana oferece oficina de máscaras para pais e filhos
 
(Foto: Divulgação)
Em fevereiro, espetáculos para crianças trazem o mundo do circo e da cultura popular no Sesc Vila Mariana. Entre as atrações estão os shows Zé Preguiça e Circus – Nova Tournée, que trazem palhaçadas, malabares e equilibristas. Além da programação dedicada à criançada, a unidade preparou atividades também para os adultos, com apresentações de marchinhas e clássicos do samba, com artistas como Maurício Pereira e Elizeth Rosa. Saiba mais aqui.