sexta-feira, 5 de abril de 2013

Recomendado por pediatra!


Postado por Irene Chissa Nagashima

Depoimento do Dr Carlos Eduardo Corrêa (Cacá), neonatologista e pediatra de São Paulo.

Desde que um grupo de mulheres começou a combinar ir ao cinema com seus bebês, achei incrível a ideia para reverter o conceito de que a maternidade é caracterizada por reclusão, imposta muitas vezes por uma convenção social que exclui mães e bebês do convívio público. Ao contrário, o CineMaterna é uma experiência que traz a oportunidade de convivência com pessoas diferentes, mas que estão passando pela mesma situação.

É possível ser mãe e se divertir, ter um momento de prazer pessoal acompanhada de seu filho. Tenho sugerido às mulheres que ganharam seus bebês que frequentem ambientes que possibilitem um convívio grupal e a troca de experiências. É uma oportunidade de perceber o que é universal na maternidade e o que é peculiar na sua relação com o seu bebê. É possível desconstruir mitos e fantasias e construir um olhar particular da sua situação e de quem é seu bebê.

O ambiente do CineMaterna é acolhedor. Som mais baixo, ar condicionado suave e trocadores na sala garantem conforto para as mães e seus filhos. Além das coordenadoras disponíveis para auxiliar, caso necessitem. A programação é escolhida pelos frequentadores e dirigida a adultos. Um prazer poder sair de casa e assistir a um filme, mesmo tendo um filho pequeno.

O que mais me agrada, como pediatra, é a oportunidade de, após a sessão, conhecer outras mães e conversar. As rodas de conversa juntam pessoas que estão vivendo uma situação parecida e têm muito para trocar. 

Recomendo CineMaterna entusiasticamente!
Foto: Simone Novato