terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Começo da Vida

"- Professor Einstein, se você tivesse uma pergunta apenas para fazer sobre o Universo, qual seria?  

- O universo é bom?" 




Esse é o trecho que abre a série de trailers que estão instigando a curiosidade da comunidade da puericultura. A Maria Farinha, produtora dos aclamados documentários Muito Além do Peso e Tarja Branca está trabalhando em um projeto de suma importância: O Começo da Vida, que tem previsão de estréia para março de 2016.

O documentário está sendo filmado por todo o mundo, e começou com o mote dos 1000 primeiros dias. Os mil dias do bebê são um conceito relativamente novo - e infelizmente já apropriados pela indústria de alimentos artificiais, portanto vale à pena falar um pouco sobre ele para que sua relevância fique clara para as famílias.

Os mil dias compreendem o mês anterior à gestação, os nove meses de gravidez até os dois anos da criança. Estudos recentes, mostram que do ponto de vista da saúde emocional e física, todo o entorno contribui para a formação plena desse ser. Ao contrário do que se acreditava, por exemplo no caso da obesidade, que os problemas começavam a ser formados na idade adulta, hoje sabe-se, através de estudos, que a gênese de muitas condições psíquicas e fisiológicas está exatamente nessa tão importante fase de desenvolvimento. 

"A possibilidade de fazer uma criança que nasce com boa saúde crescer desse modo e assim permanecer por décadas exige a adoção de medidas aparentemente simples: oferecer proteção e aconchego ao bebê e alimentá-lo adequadamente." 

O que parece ser tarefa simples e um excelente mote de pesquisa documental, transformou-se em um imenso mar de informações, histórias e depoimentos de profissionais ao redor do mundo. E os mil dias extrapolaram para o Começo da Vida, nome oficial do documentário. Assistam os traillers abaixo!

O mundo tem sido amigável, bom, generoso, gentil, amoroso, carinhoso, cuidadoso com nossos bebês?