quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bebêgrafia - o primeiro ano de vida do bebê na visão dos pais

Bebêgrafia é um livro que reúne HQs, cartuns e ilustrações sobre o primeiro ano de vida dos bebês na visão de dois papais. Um projeto gráfico e literário que vai sair dos sonhos para o papel através da mobilização coletiva: um crowdfunding ajudou os autores, a levantar recursos para a publicação!

O livro promete, com humor e sinceridade, trazer à luz a experiência paterna da chegada dos bebês. Não se tratando de um manual de cuidados, os autores apostam nas suas reflexões e sentimentos - e grande talento com ilustrações - para convidar as novas famílias a se inspirarem com o novo, o inédito, o inusitado!


  


Victor Farat e Rodrigo Bueno são cartunistas e viraram papais na mesma época. Desde então a vida de ambos (como a maioria dos pais) virou de ponta cabeça. Os dois colegas de ofício passaram a ter um novo e intenso assunto em comum: os primeiros cuidados com os bebês. Entre fraldas sujas e noites mal-dormidas os dois artistas trocaram muitas ideias, informações e mapearam suas experiências com desenhos, HQs e cartuns. Bebegrafia é a soma desses dois olhares e traços distintos, constituindo um relato sincero, leve e bem humorado sobre essa fase inesquecível da vida: o primeiro ano de vida do bebê.



"Cacá. Esse é o nome do pediatra que a gente encontrou no segundo mês de vida das meninas.. O consultório dele parecia uma brinquedoteca bagunçada. E ele próprio, o Cacá, parecia um professor de yoga. Em nossa primeira consulta estranhei, pensei em dar no pé. É que eu estava costumado com um estereótipo de médico padrão, sérião, mais formal. Aquele sujeito era muito despojado pra ser um médico.
Mas a minha desconfiança foi diminuindo a medida que conversávamos. O Cacá ouvia mais que falava e não tinha nenhuma pressa. Todas as dúvidas, inseguranças e ansiedades eram tratadas com atenção, seriedade mas sem assombramento. As orientações estavam sempre focadas na saúde e não na doença. Assim ele deu o suporte necessário pra que a gente se sentisse capaz de cuidar das meninas. Nos motivou com a ideia de que não era tão complicado cuidar de dois bebês prematuros. Dariamos conta. E a gente deu mesmo.
Cacá ainda é nosso pediatra e um bom amigo da família. Ele vai escrever o prefácio do nosso livro Bebêgrafia."