quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O que são os objetivos do milênio

A Organização das Nações Unidas promoveu, em setembro de 2000, a Assembléia do Milênio, a reunião de chefes de Estado e de governo de maior magnitude jamais realizada: 191 delegações estavam presentes, 147 delas lideradas por suas autoridades de mais alto escalão. O debate resultou na aprovação da Declaração do Milênio, que reconhece que o mundo já possui a tecnologia e o conhecimento para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países. Até então, no entanto, tais soluções não foram implementadas na escala necessária. O estabelecimento destes objetivos representa uma grande realização da comunidade internacional, visto que são mensuráveis e temporalmente delimitados.




CONTEÚDO
Oito objetivos gerais foram identificados:

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome.


2 - Atingir o ensino básico universal.


3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.


4 - Reduzir a mortalidade infantil.


5 - Melhorar a saúde materna.


6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças.


7 - Garantir a sustentabilidade ambiental.


8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

PARA AS CRIANÇAS
Ainda que os ODM sejam para toda a humanidade, dizem respeito principalmente à criança.
Por quê?

Crianças são mais vulneráveis quando a população em geral carece de elementos essenciais como alimentos, água, saneamento e atenção de à saúde. Também são as primeiras a morrer quando suas necessidades básicas não são atendidas.

Ajudar a criança a desenvolver todo o seu potencial significa um investimento no progresso da humanidade. Isso porque, nesses primeiros e fundamentais anos de vida, toda assistência que se possa dar à criança faz uma enorme diferença em seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. E, quando se investe na infância, os ODM são conquistados mais rapidamente, já que as crianças constituem uma grande porcentagem dos pobres em todo o mundo.

BRASIL

Ao final dos 15 anos do contrato - o Brasil cumpriu parcialmente algumas metas e totalmente duas, diretamente relacionadas à infância. São: redução da mortalidade e erradicação da fome e miséria. 

Saiba mais: 
Amamentação e os objetivos do milênio. 
http://www.aleitamento.com/promocao/conteudo.asp?cod=1873

Metas do Milênio no Brasil
http://m.zerohora.com.br/284/noticias/4678531/o-desempenho-brasileiro-nas-metas-da-declaracao-do-milenio-da-onu

Mais detalhes sobre cada um dos objetivos 
http://www.radardaprimeirainfancia.org.br/conheca-objetivos-milenio/