segunda-feira, 7 de março de 2016

O Consultório do Pediatra é um espaço seguro para a família crescer


No consultório do Cacá há algum tempo temos tido a oportunidade de fundir as consultas pediátricas com as rodas de conversa. As consultas coletivas tem se mostrado um espaço frutífero para famílias e seus bebês e crianças. Com a mediação carinhosa e atenta do Cacá, as famílias conversam, debatem temas que são comuns e apresentam seus questionamentos individuais.

Para efeito de sinergia entre os membros do grupo, as consultas acontecem por faixa etária. Existem grupos de bebês até 6 meses, até um ano e também para crianças maiores. Nascido de um encontro trivial, recentemente também tivemos o prazer de proporcionar um encontro para casais homoafetivos.

Esse grupo se revelou uma excelente oportunidade de dar voz para as peculiaridades das famílias não convencionais. Esta é a missão do consultório do pediatra: ser um espaço seguro pata todas as famílias crescerem. À figura do pediatra cabe a mediação desse processo, observando suas singularidades e oferecendo apoio através de ciência e humanidade.

Veja o relato de uma das mães participantes:

"Desde que comecei a acalentar o sonho de ser mãe, fui descobrindo a importância de fazer parte de um grupo. Minha companheira e eu passamos por vários, sempre numa intensa troca de informações, dicas, experiências ou, simplesmente, apoio. Quanta coisa descobri sobre o parto, depois amamentação, alimentação, cuidados com o bebê, através de mães passando pelas mesmas dificuldades e surpresas da maternidade. Em alguns momentos, você só espera que alguém te diga que você não está louca, que ser mãe é difícil mesmo e que está tudo bem, você está fazendo o que é certo. Em outros quer compartilhar uma alegria vivida com sua pequena, uma sensação de que ser mãe é a melhor coisa do mundo. Ou dizer que você está simplesmente, cansada. Lá estão as outras mães, cheias de acolhimento e ouvidos atentos. Na última semana, mais um grupo começou a fazer parte da minha vida, um grupo de casais de mães, quem sabe também de pais, no consultório do Cacá. Já tivemos um primeiro encontro, gostoso e muito rico. Mães que passam pelas mesmas questões que nós: além das inerentes à maternidade, as que fazem parte da especificidade de sermos duas. Mãe em dobro, com suas dores e delícias."



Para além das especificidades de saúde de cada criança, a proposta dos grupos é criar espaços seguros e acolhedores para troca de experiência entre pessoas,  As reflexões do indivíduo inserido no coletivo são momentos de crescimento dos núcleos familiares e da sociedade como um todo