segunda-feira, 21 de agosto de 2017

As evidências comprovam o que a gente já sabia: medicar a "cólica" do bebê tem baixa eficiência.

Falamos bastante por aqui sobre o choro do recém nascido.
Esse choro que chora nossas mágoas e cutuca em nós os cantinhos mais profundo das agonias.
Choro que costumamos chamar de "Cólicas do bebe"
Fica subentendido que existe uma dor no intestino do bebe e que seria necessário um remédio para saná-la.



Em nossa constante pesquisa e disposição para nos rever, sempre, recebemos uma atualização importante da área da ciência dentro dessa temática. Que confirma o necessário diálogo sobre a DESMEDICALIZAÇÃO da infância, desde os primeiros dias. Foi publicada na Cochrane uma revisão sistemática sobre os remédios para cólica. 

Antes de falar em conclusões, vamos entender um pouco a Cochrane.
É uma entidade que basicamente trabalha com revisão de artigos científicos. Apura os artigos sob um mesmo tema e oferece os resultados de forma sistemática, uma vez que a ciência, as pesquisas, esse conhecimento está em constante transformação. 


"A Colaboração Cochrane é uma organização internacional que tem por objetivo ajudar as pessoas a tomar decisões baseadas em informações de boa qualidade na área da saúde. É uma organização sem fins lucrativos e sem fontes de financiamento internacionais. Possui grupo diretor (Steering Group), com sede em Oxford, Reino Unido."



Os profissionais de saúde que atuam com base em evidências científicas bem como a população em geral tem muito a ganhar quando conhecedores dessas revisões. Não é à toa, que testemunhando a construção desse novo processo de ser e estar enquanto profissionais de saúde, vemos nos "humanizados" essa constante valsa entre o que é cientificamente comprovado e aquilo que trazemos de nossas culturas, nossas crenças, nossa bagagem humana. Puericultura, Humanidade e Ciência, não à toa também é o que norteia o projeto aqui no Blog do Cacá.

Voltando ao assunto do choro, vejam que interessante a revisão, que saiu em 2016!


Somente fitoterápicos parecem ajudar (um pouco) com as cólicas




O bebê é saudável mas não para de chorar: são as cólicas, que assombram e tiram o sono dos pais, principalmente nos primeiros quatro meses de vida dos filhos. Como aliviar essa dor? 

A Cochrane revisou 18 estudos que testaram diferentes tratamentos para as cólicas dos bebês: medicamentos, remédios baseados em plantas e outras estratégias. As pesquisas comparavam o uso dessas alternativas com placebo, ou seja, um remédio sem efeito, sem que os pais soubessem qual era qual, ou comparavam um remédio com o outro.

O trabalho mostrou que açúcar (sacarose), simeticona diciclomina e cimetrópio parecem não funcionar para as cólicas dos bebês, e que alguns fitoterápicos (medicamentos baseados em plantas) podem reduzir o tempo de choro. A diciclomina pode provocar efeitos adversos. Os fitoterápicos testados eram derivados das plantas Matricaria recutita, Foeniculum vulgare, Melissa officinalis. Porém, a qualidade dos estudos era baixa. As famílias ainda precisam aguardar a realização de mais estudos que possam trazer resultados mais positivos.







Me arrisco a dizer que somente mães, pais, profissionais de saúde comprometidos com a pluralidade desse olhar, dessa dança entre o que é científico e o que é humano parecem ajudar (um pouco) na construção de um contexto mais sadio, afetivo e acolhedor para nossas crianças em seus sentidos choros!

;)